quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
Fortaleza Bela - Virada do Ano
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Guaiúba: Carências barradas em gabinestes
Deve-se rever, então, a atual Legislação uma vez que a mesma pode prejudicar o desenvolvimento cultural e comercial do Município. Os vereadores devem estar sempre atentos as novas mudanças de que a cidade precisa para se desenvolver. O desenvolvimento de uma cidade não se dá apenas com obras da prefeitura, é necessário que haja mais interesse em se fazer parcerias com a iniciativa privada para que a cidade cresça e se desenvolva de maneira que todos os ramos da sociedade venham a se beneficiar. É comum no Brasil, se ver cidades que se identificam apenas com as prefeituras, parecendo que tudo gira em torno da administração municipal. Devemos levar em conta que a democracia é a divisão de interesses entre povo e poder público, não se deve monopolizar interesses, nem de um lado nem de outro. A legislação de um Município deve ser modificada sempre que essa venha a reter o progresso, o desenvolvimento sócio-cultural de uma cidade e são os vereadores a quem cabe legislar em favor dessa causa, não importando se essa causa vá ou não desagradar a parte do poder público, interesses políticos não devem interferir no bom senso e na integridade moral de vereadores e administradores eleitos pelo povo.
domingo, 13 de dezembro de 2009
Silvio Berlusconi foi agredido por um homem com problemas mentais
O chefe de governo italiano, de 73 anos, sofreu "contusões importantes no rosto, com cortes interno e externo no lábio superior, quebrou dois dentes" e também apresenta uma pequena fratura no nariz, revelou a direção do hospital San Raffaele.
"Do ponto de vista clínico, tudo vai bem, mas será necessário um período de observação de um ou dois dias", declarou o doutor Alberto Zangrillo, responsável pelo departamento de anestesia e reanimação do hospital San Raffaele.
Zangrillo destacou que o chefe de governo não deverá ser operado.
"Estou bem, estou bem", garantiu Berlusconi ao sair da sala de urgências para um quarto do hospital, segundo a agência de notícias Ansa.
Segundo a polícia, Berlusconi foi atingido por uma miniatura do Domo de Milão, um souvenir com base de metal geralmente vendido a turistas.
Testemunhas revelaram que o chefe de governo caiu após receber o golpe no rosto, mas não perdeu os sentidos. O ministro da Defesa, Ignazio La Russa, confirmou a versão e assinalou que Berlusconi sangrava no nariz e na boca.
Imagens difundidas pela Sky TG-24 mostraram o chefe de governo assustado, com sangue no rosto, sendo levado por seguranças a um carro.
O responsável pelo ataque foi identificado como Massimo Tartaglia, 42 anos, que sofre de problemas mentais. O homem foi levado por policiais a uma delegacia de Milão, em meio à ameaça de agressão por parte de simpatizantes de Berlusconi.
Tartaglia, tratado há dez anos de distúrbios mentais, foi denunciado foi lesão corporal premeditada. O agressor carregava ainda um spray de gás lacrimogêneo no bolso do casaco.
O incidente ocorreu durante um comício do Partido do Povo da Liberdade (PDL), após Berlusconi ser vaiado e chamado de palhaço por dezenas de pessoas que estavam no local, o que provocou a reação do chefe de governo.
A discussão deu origem a um confronto entre os seguranças do comício e os críticos de Berlusconi, o que obrigou a intervenção da polícia.
O presidente da República, Giorgio Napolitano, condenou "firmemente este grave gesto de agressão".
Segundo Pier Luigi Bersani, líder do Partido Democrata (PD, principal oposição), "foi um gesto inqualificável, que condeno firmemente".
O ministro da Cultura, Sandro Bondi, disse que a agressão contra Berlusconi é resultado de uma "longa campanha de raiva" contra o chefe de governo promovida "por certos setores da política e da mídia".
"Foi um ato de terrorismo", disse Umberto Bossi, principal aliado de Berlusconi e chefe do partido populista Liga do Norte.
Berlusconi foi vítima de uma agressão semelhante há vários anos em Roma, quando um jovem lhe atirou um tripé de máquina fotográfica, ferindo sua cabeça.
Fonte: ULTIMO SEGUNDO
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
A UTOPIA DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
sábado, 5 de dezembro de 2009
Irã diz que precisará de 20 usinas de enriquecimento de urânio
Além disso, explicou que o Irã "precisa produzir 20.000 megawatts (de eletricidade nuclear), o que exige 20 vezes (a quantidade de urânio enriquecido em) Natanz".
A capacidade final da usina de Natanz deve ser de 30 toneladas de urânio enriquecido por ano, o suficiente para alimentar uma central nuclear, disse Salehi.
O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, anunciou esta semana sua decisão de construir dez novas usinas de enriquecimento de urânio, em resposta à condenação da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) contra a política da República Islâmica, o que pode abrir o caminho para novas sanções da ONU.
fonte: ULTIMO SEGUNDO
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Água na lua
Existe água gelada em grandes quantidades no pólo sul da Lua, confirma a NASA. A agência espacial norte-americana analisou os últimos dados da missão que levou o satélite LCROSS a despenhar-se a grande velocidade na grande cratera Cabeus, no dia 9 de Outubro.
Esta depressão localizada no pólo sul da Lua está permanentemente na sombra, numa região onde a temperatura nunca sobe acima dos 170 graus negativos. O violento impacto do LCROSS na Cabeus provocou um jato de vapor de 1,6 km de altura equivalente a mais de cem litros de água.
Antes de deixarem de funcionar, os sensores da nave (espectrómetros de infravermelhos e ultravioletas) detectaram vapor de água e gelo. “Não encontramos apenas um pouco de água mas uma quantidade significativa”, afirmou Anthony Colaprete, cientista chefe desta missão.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Compainhia de Teatro AOS TRANCOS E BARRANCOS
terça-feira, 10 de novembro de 2009
BANCO DO BRASIL INAUGURA AGÊNCIA NOVA EM GAUIÚBA
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Conselheiro tutelar: Serviço público ou voluntário?
Câmara arquiva remuneração obrigatória para conselheiro tutelar
Crédito: Gilberto Nascimento
A Comissão de Seguridade Social e Família rejeitou em 29/09 alterar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA-Lei 8069/90) para tornar obrigatória a remuneração para conselheiros tutelares, informou a agência Câmara. Para a deputada Rita Camata, a atividade do conselheiro tutelar deve ser voluntária.
Rita Camata:
conselheiros não
são servidores municipais,
são voluntários.
O conselheiro tutelar André Scarpino ( 26 anos), de Santo André, considera que a observação da deputada Rita Camata não procede porque o conselheiro não é voluntário, ele é escolhido por meio de uma eleição. Em Santo André, por exemplo, a eleição do Conselho Tutelar é considerada a terceira mais importante do município. Participam todas as escolas municipais que cedem o local para realização do evento.
Isto significa que o conselheiro tutelar é um representante da população na defesa dos direitos da criança e do adolescente. André concorda com a deputada quando ela diz que o conselheiro não é atrelado à prefeitura nem poderia ser, uma vez que é um fiscalizador da Prefeitura e das verbas destinadas a políticas públicas voltadas ao segmento. Considera que o órgão tem que ser respaldado pelo governo do município, mas não atrelado. Quanto à remuneração, para André, na maioria dos municípios, a quantia paga ao conselheiro está próxima do salário mínimo. Não é o caso da região do ABC onde o conselheiro tem remuneração maior com pagamento acima de R$ 1000,00 e mais de R$ 3.000,00, caso de São Bernardo do Campo.A atuação do conselheiro tutelar é, evidentemente, de interesse do profissional que se candidata. André, por exemplo, deixou sua atividade como empresário do ramo de comunicação para atuar junto à causa da criança e do adolescente.
Propostas serão arquivadas
A proposta de remuneração obrigatória foi feita pelo ex-deputado Leonardo Mattos no Projeto de Lei 6577/06 e seus apensados. Todas as propostas serão arquivadas porque foram rejeitadas pela única comissão que lhes analisou o mérito.
Estavam apensados os PLs 7021/06, do deputado Mário H eringer (PDT-MG), 1025/07, do deputado Cleber Verde (PRB-MA), e 3852/08, da deputada Rebecca Garcia (PP-AM). Este último trata também da previsão de recursos para a capacitação e treinamento dos conselheiros.
Equívoco
De acordo com a relatora, deputada Rita Camata (PMDB-ES), há um equívoco sobre o papel do conselho tutelar e a função de conselheiro. Ela explica que o conselheiro é encarregado pela sociedade para exercer a função, e não pelo município. Ela acredita que criar um vínculo empregatício distorceria a atividade.
"Os conselheiros não estão sujeitos ou subordinados a qualquer órgão municipal, ou mesmo ao prefeito, como também não são servidores municipais. Apesar de sua função como agente público ser considerada pelo Estatuto da Criança um serviço público relevante, trata-se de um serviço público voluntário", argumenta a deputada.
Com relação à capacitação dos conselheiros, R ita Camata explicou que a Câmara já aprovou substitutivo ao PL 7520/06, do deputado Sandro Mabel (PR-GO), que determina essa capacitação.
- Eu discordo da deputada Rita Camata e do Conselheiro tutelar André Scarpino. O conselheiro tutelar não é um funcionário público e nem um voluntário espontâneo que ocupa um cargo de relevância como mencionou acima a deputada. O conselheiro tutelar é escolhido por uma pequena fração da população para exercer um cargo que a meu ver, deveria ser de responsabilidade do estado. Não é admissivel que com mil ou mil e poucos votos em uma cidade com 30 mil habitantes ou mais, se eleja para uma função e com poder de polícia, alguém sem a menor qualificação para isso. Como bem falou o apresentador de televisão Nonato Albuquerque, há poucos dias em seu programa Barra Pesada, na TV Jangadeiro em Fortaleza, O conselheiro tutelar deveria ser uma pessoa qualificada e aprovada para exercer a função através de concurso público e com um bom salário, acrescento eu, pois, o conselheiro tutelar deve ser uma responsabilidade do estado, uma vez que o mesmo tem o poder de polícia. Em se tratando de ficar como está, quando uma pessoa dessas infringe as normas da lei na sua função, vai prestar contas a quem? Gostaria de concordar com a deputada Rita Camata quando a mesma afirma que conselheiros não são funcionários públicos, porém, deve-se pagar por todo e qualquer trabalho, de alguma forma, exercido por qualquer pessoa que desempenhe uma função, seja ela voluntária ou não.
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Blogueiros mobilizam-se para a Campus Party2010 - By Jânio - Made in blog
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Ensino domiciliar; E o Brasil com isso?
Em 2001, a polêmica chegou ao Superior Tribunal de Justiça, onde Carlos de Vilhena Coelho e Márcia Vilhena Coelho impetraram um mandado de segurança para garantir o direito de ensinar em casa os três filhos mais velhos, à época com 9, 8 e 6 anos de idade.
"A família concluiu que chegou a hora de buscar o reconhecimento estatal dessa modalidade de educação", registra a petição, assinada pelo representante jurídico do casal, o ex-procurador-geral da República, Aristides Junqueira. "
Valorização curricular
Outra base da argumentação dos Vilhena Coelho apoiava-se no desempenho escolar das crianças, seguindo um discurso amplamente difundido pelos adeptos do ensino em casa. Sem escolarização anterior, tiveram de ser avaliados antes de formalizar a matrícula, como prevê a LDB. O mais velho foi classificado na 5ª série antes de ter completado 10 anos; a menina obteve classificação na 4ª antes dos 9 anos completos, enquanto o caçula foi inscrito na 1ª série aos 6 anos, quando ainda era facultativa a matrícula no ensino regular. E, ao longo do período letivo, demonstraram aproveitamento acima da média.
"Como poderá atestar a mencionada unidade escolar, os resultados obtidos nas disciplinas tidas por obrigatórias foram bastante satisfatórios, inserindo-os entre os primeiros lugares de suas turmas", registra o instrumento jurídico.
O mesmo argumento é usado agora pela família Nunes. Para provar que não existe o abandono inte lec tual, conforme previsto no artigo 246 do Código Penal, os garotos Davi e Jônatas prestaram no ano passado o vestibular de Direito para uma faculdade particular, a Fadipa, em Ipatinga. Foram aprovados, respectivamente, na 7ª e 13ª colocações. O resultado do exame serve agora como peça de defesa no processo criminal que transita no 1º Tribunal de Justiça Especial de Minas Gerais.
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Eduardo Suplicy, o senador do bom humor
terça-feira, 6 de outubro de 2009
O Circo da Saúde Pública
terça-feira, 22 de setembro de 2009
A insegurança no serviço público
"DEFICIÊNCIA" do poder público
domingo, 13 de setembro de 2009
O TCM e a Fé de um povo
Setenta e oito anos de tradição religiosa, marcam a força da Igreja católica e a fé dos fiéis na cidade de Guaiúba. Durante esse período e mais o ano de 2009 completando assim 79 anos do costume religioso, a Igreja católica comemora mais um ano da tradicional festa do Santo Cruzeiro, festa que começou no ano de 1930, quando aconteceu a primeira manifestação dos fiéis junto a Igreja, época em que a cidade ainda era distrito de Pacatuba. Desde então, muitos padres passaram por esse município mantendo viva a chama da fé, dos costumes e dos princípios culturais da atual cidade de Guaiúba, agora já emancipada e carente, ainda, dos bons costumes religiosos. Hoje, domingo, dia 13 de Setembro de 2009, data em que a Igreja católica comemora penúltima noite de festa do Santo Cruzeiro, Os fiéis religiosos assim como a população inteira, foram surpreendidos com notícia de que na segunda feira a Prefeitura da cidade não manteria o feriado como de costume. Ao ouvir durante a celebração da Santa Missa, pelo pároco da cidade, Pe. Emílio César, de que o mesmo se sentia frustrado com a decisão da Prefeitura da cidade em retirar o feriado municipal, deixando apenas o feriado religioso, o atual prefeito, Marcelo Fradique procurou conversar com o pároco Pe. Emílio César dando a seguinte explicação: “ O TCM, Tribunal de Contas dos Municípios, marcou uma visita a cidade de Guaiúba, para a segunda feira, data em que deveria haver o tradicional feriado por conta da Festa do Santo Cruzeiro, e que esse procedimento era feito através de sorteio, sendo assim, disse o prefeito ao Pe. Emílio César ( fato relatado pelo próprio padre na praça ), que haveria expediente apenas nas Secretarias e seria internamente por conta da visita do TCM. As escolas, então, seriam liberadas para feriarem religiosamente.
Ainda, segundo o prefeito Marcelo, houve uma falha de comunicação entre a Prefeitura e a paróquia; Pergunto eu, não seria uma falha entre a Prefeitura para com a cidade, uma vez que a população não foi comunicada da decisão por parte da Prefeitura em cancelar o feriado, uma coisa que já vinha acontecendo há 78 anos?
Bom, o remendo foi feito e a população agradece. Esperamos que no próximo ano, essa falta de “comunicação” não se repita para que se mantenha a tradição religiosa e social, afinal de contas, uma Prefeitura é o espelho do povo de uma cidade. O TCM não deve ter o poder de interferir nos costumes religiosos e sociais de um Município, pelo que me parece, a função do Tribunal de Contas é única e exclusivamente a prestação de contas com os Municípios, coisa que não diz respeito a população e muito menos a religião.
sábado, 5 de setembro de 2009
Dignidade ignorada
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Gripe suína: MG também impõe restrição a grávidas
Minas Gerais é mais um Estado a adotar medidas para proteger as gestantes, um dos grupos considerados de maior vulnerabilidade ao vírus da Influenza A (H1N1), a chamada gripe suína. A Secretaria de Estado da Educação decidiu afastar todas as professoras e servidoras da rede pública que estiverem grávidas por tempo indeterminado. A Secretaria de Educação de Belo Horizonte seguiu o exemplo e adotou a mesma medida na rede municipal. A prefeitura da capital mineira também afastará as gestantes que trabalham no atendimento a pacientes em postos de saúde e hospitais.
Pela manhã, o governo do Rio de Janeiro decidiu dar licença a todas as servidoras grávidas até o dia 28. E ontem, o Estado de São Paulo fez a recomendação para que hospitais e demais serviços de saúde transfiram temporariamente funcionárias grávidas para outros setores, onde não haja contato com pacientes portadores de gripe.
Fonte:
http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=21146481
quarta-feira, 8 de julho de 2009
"Periguetes" em perigo
"Periguetes" em perigo: mania das fotos eróticas entre meninas assusta pais...
Uma estranha mania está deixando pais e mães de meninas cada vez mais novas espantados. Fazer verdadeiros ensaios caseiros com muitas poses, caras e bocas, e pouca (bem pouca) roupa tem se tornado diversão para muitas garotas que aproveitam os recursos da informática para distribuir as fotos quase-eróticas entre colegas.
Dai para as telas de pervertidos, maníacos, ou sites pornográficos, é uma questão de cliques, literalmente.
Com um micro em casa, uma camera digital na mão, e alguns shortinhos desses que as peladas famosas fizeram cair no gosto popular brasileiro, está armado o espetáculo. As "periguetes", como se autodenominam essas garotas de sensualidade exarcebada e muita malícia precoce, usam flogs (fotologs), blogs e álbum do orkut para exibirem as curvas e deixarem a macharia doida...
Nesta situação toda, os pais muitas vezes são os últimos a saber. Na matéria desta semana veiculada pela Revista Orkut.etc.br, fica um alerta muito grave para os responsáveis por essas verdadeiras crianças brincando de gente grande e se expondo a riscos inimagináveis: Você já visitou o orkut do seu filho hoje?
Vale a pena dar uma lida:
http://www.orkut.etc.br/portal/criancas-no-orkut.
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Adeus ao Rei do Pop
Fonte: MSN