quinta-feira, 7 de outubro de 2010

EFEITO BORBOLETA

Clic na foto para ver a reportagem na íntegra.
OS TEXTOS EM NEGRITO SÃO INDAGAÇÕES DOS OBSERVADORES 
Ciro Ferreira Gomes, parece não se importar com a opinião dos religiosos, para ele o importante agora é eleger Dilma Rousseff para o cargo MOR da política Nacional. Em entrevista ao ESTADÃO, o EX- Prefeito de Fortaleza, EX- governador do Ceará, EX- deputado Estadual, EX- Ministro da Integração Social, Ciro Gomes,  chama de "Calhordice" as opiniões religiosas a respeito das tendências públicas do PT em favor a assuntos de redundância ética e moral para a família brasileira, na sua maioria cristãos, evangélicos ou católicos. Dá a entender, o Sr. Ciro Gomes, agora coordenador da campanha presidencial da Sr. Dilma Rousseff, que a opinião  do povo brasileiro, deve-se restringir no segundo turno, a concordar sem pedir explicações lógicas da Sra. candidata a Presidência da República, para assim, quem sabe, talvez, não vir a ferir a doce imagem de mulher que representará o povo, nós, brasileiros por quatro? oito? ou quem sabe quantos anos.
'Eu sou um dos eleitores que potencialmente poderia ter votado na Marina por tudo que aconteceu. - e por que não votou? será que acordos políticos valem mais do que valores humanos? 
Reconheceu ainda que a mudança de seu título de eleitor do Ceará para São Paulo foi o 'maior erro' que cometeu na vida. - E por que transferiu? no Ceará não tem políticos dignos do seu voto ou ficava caro vir votar aqui, no Ceará?
A Marina Silva surpreendeu ao obter 20 milhões de voto, acabando com eleição plebiscitária desejada pelo presidente Lula.  - O que o Sr. quis dizer com " plebiscitária"? deveria então ter apenas uma opção? Era vontade do presidente Lula, então, ter apenas a Dilma Rousseff como opção e o povo responder sim ou não se a queria na presidência da República?
Eu disse várias vezes: se eu não for candidato, a Marina vai ficar com os meus votos. - Mas os votos não são do político e sim, do eleitor, então, como pode o Sr. prometer esses votos do eleitor a alguém?
 Percebem a contradição de um PSDB, que prometeu uma coisa e fez outra. E também que percebem a contradição de um PT que falava pela goela num moralismo exacerbado e agora, de vez em quando, manda uma notícia de um escândalo. - Epa! afinal de contas, o Sr. é ou não é coordenador da campanha da Sra. Dilma? 
E esse voto vai para onde? 
- Vai para a Dilma. Não tenho a menor dúvida disso. 
- Não vai para o Serra? 
Parte vai, mas a substância vai para Dilma. Se fosse para o Serra, teria ido no primeiro turno. As pesquisas que vão sair agora vão revelar uns 10 pontos de revanche da Dilma sobre o Serra. - Essa nova ferramenta que me parece uma bola de cristal que prevê o futuro, é novidade para mim.
- Não responde ao ataque, não reconhece o crescimento da Marina. Não houve erro. Como se faz, se estão com 51% em um instituto, 52% em outro? Eu inovo, eu caio na provocação? Eu respondo aos boatos sujos, imundos, que dominaram a internet? - Não reconhecer o crescimento da Marina, significa que ela não tem importância, que a situação política dela, o Partido Verde é irrelevante? E a internet, está na mira do futuro governo se por ventura a Sra. Dilma Rousseff vier a ganhar as eleições no 2º turno?
e o PSDB trazer em socorro de sua débâcle eleitoral a calhordice da mistificação religiosa. É grave para o País. O Brasil tem uma tradição que o mundo inteiro admira, que é a tolerância religiosa, é o Estado laico. Aí a imundície está tomando conta, essa coisa do ódio religioso, da intolerância trazida para a política. - Gostaria de perguntar ao Sr. Ciro Ferreira Gomes se por menor que seja a possibilidade de um debate na Câmara Federal e no Senado direcionado uma remota aceitação por qualquer um dos membros que fazem parte delas, em ver o aborto como uma opção viável para resolver algum problema sócio-familiar, não seria também uma "IMUNDICE"?
- Ninguém é a favor do aborto. Isso é um assunto da intimidade da mulher, da família, de seu conjunto de valores morais, éticos, religiosos e uma ação de saúde. - O senhor que dizer o que, com isso, que de repente uma família, segundo seus princípios, pode decidir em favor de praticar um aborto segundo suas conveniências?
- Por que o PSDB, que nasceu para ajudar a modernidade do País, resolveu agora advogar o Estado teocrático? O Serra tem de dizer que, na República que ele advoga, primeiro falam os aiatolás, e aí os políticos resolvem o que os aiatolás querem que seja feito. - Quando o senhor fala "aiatolás", é apenas metáfora, ou são bois com nomes?
-O senhor acha que o fato de o Lula ter feito criticas à imprensa influenciou negativamente na eleição de Dilma? 
Aquilo foi gol contra...  Eu, por exemplo, tenho grandes problemas com facções da imprensa conservadora brasileira. Mas amo e protejo os seus direitos. Quando o Getúlio Vargas se suicidou havia contra ele uma campanha violentíssima na grande mídia. Mas ele preferiu se matar do que atentar contra a liberdade da imprensa. - Então, não vamos nem comentar aqui a sua sugestão para o que Lula deveria ter feito ao invés de criticar a imprensa.
- Mas por que o Lula tem esse tipo de comportamento de sempre querer cercear a imprensa?
O Lula nasceu e cresceu mal acostumado com as redações todas favoráveis a ele. E assume a Presidência e meio que replica as práticas conservadoras de manter esse imenso volume de dinheiro público financiando a grande mídia. Creio que ele esperava uma certa reciprocidade. Já devia ter aprendido que isso não vai existir jamais. - Afinal de contas, o senhor é amigo de Lula ou é amigo da onça?
Dou muito mais valor ao Aloysio Nunes Ferreira do que dois terços dos meus aliados de hoje.
Que aliados? O PMDB? 
Você que está falando. - "Essa frase não lhe parece familiar, já que o senhor é um homem religioso, de princípios éticos e morais indiscutíveis,  e eu afirmo isso porque sou cearense, quando um certo "Imperador" perguntou a um certo homem chamado Jesus, "És tu o Filho de Deus?" e o mesmo respondeu: "Tu o dizes"
o Lula é um extraordinário líder político, mas não é um santo. Muitas vezes, acho que os bajuladores do Lula o tratam não como se ele fosse um extraordinário líder político, mas um santo a quem não deve se dar uma opinião negativa. Eu sou leal, parceiro, amigo do Lula há mil anos. Disso ninguém duvida. Agora, a forma de ser leal e amigo não é ficar bajulando, dizendo que está tudo maravilhoso. É dizer o que você pensa com franqueza. Ainda que você também possa estar errado. Quantas vezes eu já não errei? - Isso é uma afirmação de que pode estar errado, agora?
Eu hospedaria o meu voto com muita tranquilidade no primeiro turno na Marina certo de que ela não ganharia. Ato contínuo eu votaria na Dilma, sem dúvida. Eu seria esse típico eleitor. As pessoas vão pensar um pouco. - Em quem, na Marina ou na Dilma?


Na TV, Dilma terá novo tom sobre aborto
Manifesto critica Dilma por posição sobre aborto
Para evangélico, saída é a petista condenar a prática
PT busca estratégias para tirar tema da campanha











terça-feira, 5 de outubro de 2010

No 1º turno, aliados de Serra tiveram mais apoio do PV do que governistas

Na disputa pelo apoio dos eleitores da candidata do PV, Marina Silva, o tucano José Serra conta com a vantagem de sua coligação ter fechado mais acordos políticos regionais com os verdes no primeiro turno do que os de sua adversária, a petista Dilma Rousseff.
No primeiro turno da campanha, os verdes tiveram aliança formal com PSDB, DEM ou PPS em sete Estados: Amazonas, Amapá, Rio de Janeiro, Paraíba, Rondônia, Sergipe e Tocantins.
Do outro lado, o PV apoiou diretamente aliados de Dilma em cinco Estados: Acre, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Pará.
Nas outras 15 unidades federativas, o partido lançou candidatura própria independente ou ficou neutro, sem apoiar nenhum dos parceiros diretos dos dois candidatos.
Além de ter fechado mais coligações formais com os verdes, Serra leva outra vantagem na briga pelos votos dados a Marina. Nos três maiores colégios eleitorais do Brasil, o PV já tem uma sintonia política bastante grande com o PSDB, o que poderá influenciar a decisão do partido.
Em São Paulo, o PV lançou Fábio Feldman ao governo local, mas a parceria com o PSDB e DEM já funciona na prefeitura da capital, onde Eduardo Jorge, do PV, ocupa a secretaria do Verde e do Meio Ambiente.
Em Minas Gerais, Marina também teve palanque próprio com o lançamento do candidato de José Fernando Aparecido. Mas sua candidatura foi confirmada apenas para reforçar a campanha local do partido e ajudar os deputados. Depois do primeiro turno, já houve a reaproximação dos dirigentes locais do PV com o ex-governador tucano Aécio Neves e com o governador reeleito Antônio Anastasia.
No Rio de Janeiro, a situação pró-Serra é mais clara. O PV coligou-se oficialmente com o PSDB no Estado e ocupou a cabeça de chapa com Fernando Gabeira.
Mesmo terminando em segundo lugar e sendo derrotada já no primeiro turno pelo governador Sérgio Cabral (PMDB), a candidatura de Gabeira foi a mais forte campanha majoritária bancada pelo PV e recebeu apoio direto de Serra e dos tucanos, que ocuparam a vaga de vice-governador na chapa com o ex-deputado Márcio Fortes. Independentemente da decisão que o comando nacional do PV venha a tomar sobre o apoio oficial a algum candidato, Gabeira já anunciou que estará com Serra no 2º turno.
Pró-Dilma. Para Dilma, existem também alguns trunfos regionais importantes. No Acre, Estado de Marina, o PV é aliado direto do PT e ajudou a eleger o senador Tião Viana (PT) como novo governador e seu irmão, o ex-governador Jorge Viana (PT), para o Senado. Os dois vão pedir votos para Dilma no segundo turno e tentarão convencer Marina a ficar ao lado da petista ou pelo menos se manter neutra.
Em outro diretório importante, o do Maranhão, o PV faz parte do clã Sarney. O deputado Sarney Filho (PV) é o principal líder local do partido e também já está afinado com a candidatura de Dilma Rousseff no segundo turno da eleição presidencial.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Mário Feitosa sai, entra Salviano

Manuel Salviano declara no Twitter: "Meu projeto é progresso para todo Cariri e Ceará e não apenas a busca do poder pelo poder, tenho o que mostrar e garra para fazer muito mais..." -
Os votos apurados em separado por parte dos candidatos que não tiveram registro devido a Lei da Ficha Limpa provocará uma mudança na composição da bancada federal do Ceará. Sai o candidato Mário Feitosa(PMDB) e entra o deputado Manoel Salviano(PSDB) que assegura assim a sua reeleição.
A inclusão do deputado Manoel Salviano na lista dos eleitos na bancada federal do Ceará depende da conquista de seu registro no Tribunal Regional Eleitoral(TRE) do Ceará ou no Tribunal Superior Eleitoral(TSE) em Brasília.
Contabilizados os 76.915 votos obtidos pelo candidato Manoel Salviano que ainda não se somaram aos outros votos conquistados pelo PSDB, o partido conseguirá eleger dois deputados federais. Raimundo Matos que já havia sido anunciado como reeleito e agora se somará o candidato Salviano.

Na definição de quem perderia a vaga obtida pelo PSDB de Salviano sobrou para a coligação do governador Cid Gomes que havia eleito 17 deputados federais. Esse número vai cair para 16. E o último atingido é justamente o peemedebista Mário Feitosa que sairá da condição de eleito para primeiro suplente. ( Donizete Arruda )

domingo, 3 de outubro de 2010

As eleições em números

135.604.041é o número de eleitores cadastrados no Brasil.

29.143.285é a quantidade registrada em 2009 de eleitores faltosos no Estado de São Paulo nos últimos três pleitos.

13.861.573é a quantidade de eleitores filiados no Brasil a algum dos 27 partidos existentes.

105.000é o número de eleitores brasileiros no exterior.


65é a quantidade de candidatos com mais de 79 anos no país.

25 a 34é a faixa etária que mais justificou o voto no 1° turno das eleições presidenciais em 2006.

5candidatos são analfabetos, sendo 1 candidato a Deputado Federal e 4 candidatos ao cargo de Deputado Estadual.

1candidato a governador sabe apenas ler e escrever.


Fonte: TSE (dados coletados em 14/09/2010)
Mariana Serra
da Redação do UNISANTA Online

Votação termina em 13 países

A votação para a escolha do presidente brasileiro já terminou em 13 países. Austrália, China, Cingapura, Coréia do Sul, Filipinas, Hong Kong, Indonésia, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Tailândia, Taiwan e Timor Leste fazem parte da lista. 

A divulgação do resultado só será feita depois das 18h, quando o processo eleitoral acabar em todos os estados brasileiros (Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima tem uma hora a menos com relação à Brasília).

O brasileiro que mora no exterior só pode votar para o cargo da presidência da república. A informação é do site da agência de notícias do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Igor Augusto

O BRASIL DEPENDE DE VOCÊ!