segunda-feira, 10 de novembro de 2008

BRASIL - TSE cogita voto pela internet

BRASÍLIA - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estuda a possibilidade de, no futuro, os eleitores utilizarem a web para votar.
"Teremos muito mais plebiscitos e referendos. Uma evolução nesse sentido é viável e possibilitará, via internet, o voto sem sair de casa", revelou o ministro Carlos Ayres Britto, presidente do TSE.
Ayres Britto ressaltou os benefícios da tecnologia nas eleições. O ministro disse que "o desempenho notável da urna eletrônica coloca o Brasil em posição de vanguarda, desde a coleta e a apuração dos votos até a totalização e a divulgação dos resultados".
O presidente anunciou que, antes das 20h, o TSE já havia definido os vitoriosos nas eleições dos 31 municípios que participaram das eleições realizadas no domingo (26/10).
O ministro apresentou o ranking dos municípios mais ágeis na apuração. Vila Velha (ES) foi a primeira cidade a apresentar oficialmente o resultado das eleições, às 17h56. Anápolis (GO) veio em segundo lugar, às 18h10, seguida de Londrina (PR), Bauru (SP), Florianópolis (SC), Joinvile (SC) e Ponta Grossa (PR).
A urna biométrica, utilizada pelos municípios de São João Batista (SC), Fátima do Sul (MS) e Colorado do Oeste (RO) durante o primeiro turno, deve ser adotada futuramente em todo o País. "O cadastro biométrico dos eleitores será muito trabalhoso, mas é possível viabilizar a urna biométrica num tempo médio de 8 anos", afirmou.
Britto disse, ainda, que existe a possibilidade de a atual crise financeira internacional afetar o projeto do voto biométrico. "É um risco, mas temos a expectativa de essa crise ser superada".
(Fonte: DreaMule)