sábado, 23 de janeiro de 2010

Por Deus, tenham um blog!. diz papa aos padres


"Por Philip Pullella VATICANO (Reuters) - Por de Deus, tenham um blog!, disse o papa Bento 16 aos padres católicos neste sábado, afirmando que eles devem aprender a usar novas formas de comunicação para espalhar as mensagens do evangelho".

Em sua mensagem para a Igreja Católica no Dia Mundial da Comunicação, o papa, 82 anos e conhecido por não amar computadores ou a Internet, reconheceu que os padres devem aproveitar ao máximo o "rico menu de opções" oferecido pelas novas tecnologias.
"Os padres são assim desafiados a proclamar o evangelho empregando as últimas gerações de recursos audiovisuais --imagens, vídeos, atributos animados, blogs, sites-- que juntamente com os meios tradicionais podem abrir novas visões para o diálogo, evangelização e catequização", disse ele.
Os padres, disse ele, precisam responder aos desafios das "mudanças culturais de hoje" se quiserem chegar aos mais jovens.

Mas Bento 16 alertou os padres de que não tentem tornarem-se estrelas da nova mídia. "Os padres no mundo das comunicações digitais devem ser mais chamativos pelos seus corações religiosos do que por seus talentos comunicativos", disse ele.

No ano passado um novo site do Vaticano, www.pope2you.net, foi lançado, oferecendo um novo aplicativo chamado "O Papa se encontra com você no Facebook", e outro permitindo acesso aos discursos e mensagens do Papa nos iPhones ou iPods dos fiéis.

Bento 16 ainda escreve a maior parte de seus discursos à mão, em alemão, e seus ajudantes mais jovens ficam a cargo de colocá-los em conteúdo digital.



"Essa foi realmente uma grande atitude do Papa Bento 16... e eu que pensava ser ele um conservador... - Está de parabéns o Papa pela atitude e nós, os blogueiros, por saber que o nosso hoby ou profissão é tão importante assim, pois, até a Igreja Católica aconselha o uso dessa ferramenta para pregar a palavra de Deus." ( Comentário do diretor )


ULTIMO SEGUNDO

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Universidade vincula morte de cientista a bactéria que ele pesquisava


O Centro Médico da Universidade de Chicago disse que a infecção responsável pela morte de um cientista pode ter conexão com uma bactéria que causa a peste bubônica.
No sábado (19), a universidade disse que seu pesquisador estudava a genética da bactéria causadora da doença, a Yersinia pestis. Ele morreu no dia 13 de setembro. Seu nome e idade não foram informados.
O centro médico disse que a bactéria na qual ele trabalhava provinha de uma linhagem enfraquecida, que não causava a doença em adultos. A linhagem foi aprovada pelo Centro de Doenças para Controle e Prevenção dos EUA, com fins de estudos laboratoriais.
A autópsia não detectou a causa exata da morte, mas encontrou a presença da bactéria. Mais testes serão feitos. Nenhuma outra doença foi encontrada, segundo a universidade.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Inscrições bíblicas em armas usadas por EUA causam polêmica




Um grupo americano que zela pela separação da religião e do Estado entre as Forças Armadas do país revelou que as miras usadas na armas de soldados americanos e britânicos no Iraque e no Afeganistão estão sendo gravadas com referências a passagens da Bíblia. As inscrições estão codificadas e se referem, por exemplo, a versos do livro de João (com os dizeres "JN8:12") e no 2 Coríntios ("2COR4:6").
A Military Religious Freedom Foundation (MRFF), dos Estados Unidos, disse ter descoberto o caso através de uma denúncia por email, provavelmente vinda de um soldado muçulmano do Exército americano.A Trijicon, fabricante de armas americanas e uma das maiores fornecedoras do Departamento de Defesa, disse que as referências bíblicas já são gravadas há anos nas miras. A empresa foi fundada por um cristão devoto que afirma administrá-la "sob padrões bíblicos".
Repercussão 
Mas autoridades militares nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha manifestaram sua preocupação com a maneira como o fato pode repercutir.
Um representante do Corpo de Fuzileiros Navais americanos disse à BBC que haverá uma reunião entre o grupo e a direção da Trijicon para "discutir futuras aquisições de miras".
O Exército dos Estados Unidos afirmou que está examinando se houve violações de políticas internas, enquanto um porta-voz do Ministério da Defesa britânico reconheceu, em entrevista à BBC, que as referências à Bíblia podem provocar ofensas.
O representante do Ministério disse ainda que "na época da compra (de 480 miras do modelo Acog), não sabia que essas marcas tinham um significado amplo".
As miras desse modelo são usadas em rifles Sharpshooter, que serão usados por tropas britânicas no Afeganistão até o final do ano.
Propaganda inimiga 
As inscrições são sutis e aparecem em relevo no final do número de série das miras.
O versículo João 8:12 diz: "Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: 'Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida'".
Já a inscrição sobre o livro dos Coríntios se refere aos dizeres: "Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo".
Para Mikey Weinstein, presidente do MRFF, as inscrições podem dar ao Talebã e a outras forças inimigas uma ferramenta para propaganda de seus ideais.
"Não preciso me perguntar nem por um nanosegundo como os americanos reagiriam se citações do Alcorão estivessem inscritas nessas armas em vez de referências ao Novo Testamento", afirmou.
Em 2009, o Ministério da Defesa americano assinou um contrato de compra dos produtos da Trijicon, na ordem de US$ 66 milhões.


Leia mais no site da BBC





ULTIMO SEGUNDO

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Acalanto para os sobrevivente do Haití




Sempre que acontece uma catástrofe, pensamos:
Nossa, a vida vale tão pouco assim?
É a lei da vida, do tempo, da sobrevivência.
Clamamos todos os dias por momentos bons e dias melhores
Acendemos diariamente a vela da esperança e
Lançamos no mundo nossos mais livres pensamentos.
Aconchegamos em nosso peito aquele desejo íntimo e pessoal
Com medo de que ele nos escape, e reprimimos muitas vezes o que
há de melhor em nós, que é a sensatez.
A sensatez de parar para contemplar o brilho dos nossos próprios olhos
Quando olhamos no espelho e nos repreendemos ou então, nos elogiamos;
A sensatez de ver que ao nosso redor, gira um mundo tão frágil quanto o nosso;
Que as pessoas que às vezes nos parecem tão hostis e nocivas, são tão ou mais
Fracas que nós; que as lágrimas dos outros, são tão amargas quanto as nossas.
Então, a nossa razão dará lugar ao profundo conhecimento de nós mesmos,
Fazendo fluir de dentro de cada um de nós, o néctar da vida eterna que é
A nossa força e vontade de se feliz.

A tua fraqueza será eterna, tanto quanto a tua fortaleza”    (Juscelino Maciel)  

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Justiça afasta Prudente da presidência da Câmara do DF



O juiz Álvaro Ciarlini, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF), acatou hoje o pedido do Ministério Público Federal (MPF), para que o deputado distrital Leonardo Prudente (sem partido) se afaste imediatamente da presidência da Câmara Legislativa. A ação que pedia o afastamento de Prudente do comando da Casa foi registrada pelo secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT-DF), Cícero Batista Araújo Rola.
Em dezembro, o deputado Leonardo Prudente havia pedido afastamento por 60 dias das suas atribuições de presidente, mas voltou ao cargo menos de um mês depois, sem comunicar a Mesa Diretora da Câmara. Foi então que a CUT moveu ação contra ele no TJ-DF.

Prudente é o deputado flagrado, em vídeo anexado ao inquérito da Operação Caixa de Pandora, guardando dinheiro de um suposto esquema de propina nas meias. Além dele, nove deputados distritais (sendo dois suplentes atualmente fora do cargo) são citados no inquérito como beneficiários do esquema que teria o governador José Roberto Arruda (sem partido) como chefe. O juiz estipulou multa de R$ 100 mil reais por dia caso Prudente não cumpra a decisão.

"É indispensável que o Poder Judiciário se posicione, neste momento, com firmeza e assertividade sobre esses fatos que, se verdadeiros, podem ser considerados uma verdadeira tragédia imposta pela virtual (e ainda não cabalmente comprovada) irresponsabilidade, egoísmo e absoluta ausência de civismo das partes virtualmente implicadas nesses tristes episódios", afirma o juiz Álvaro Ciarline no despacho. "A contribuição a ser dada agora pela Justiça do Distrito Federal e dos Territórios será, decerto, viabilizar que os procedimentos atualmente em curso na Câmara Legislativa local sejam objeto de esclarecimento, de forma idônea e, portanto, moralmente adequada", completa.

Procurado, o deputado distrital Leonardo Prudente disse, por meio de sua assessoria de imprensa que "decisão judicial não se discute, nem se comenta, se cumpre". Uma vez afastado da presidência da Câmara assumirá o seu lugar o vice-presidente, deputado Cabo Patrício, do PT.

Agência Estado
ULTIMO SEGUNDO 
Brasil