domingo, 13 de setembro de 2009

O TCM e a Fé de um povo

Setenta e oito anos de tradição religiosa, marcam a força da Igreja católica e a fé dos fiéis na cidade de Guaiúba. Durante esse período e mais o ano de 2009 completando assim 79 anos do costume religioso, a Igreja católica comemora mais um ano da tradicional festa do Santo Cruzeiro, festa que começou no ano de 1930, quando aconteceu a primeira manifestação dos fiéis junto a Igreja, época em que a cidade ainda era distrito de Pacatuba. Desde então, muitos padres passaram por esse município mantendo viva a chama da fé, dos costumes e dos princípios culturais da atual cidade de Guaiúba, agora já emancipada e carente, ainda, dos bons costumes religiosos. Hoje, domingo, dia 13 de Setembro de 2009, data em que a Igreja católica comemora penúltima noite de festa do Santo Cruzeiro, Os fiéis religiosos assim como a população inteira, foram surpreendidos com notícia de que na segunda feira a Prefeitura da cidade não manteria o feriado como de costume. Ao ouvir durante a celebração da Santa Missa, pelo pároco da cidade, Pe. Emílio César, de que o mesmo se sentia frustrado com a decisão da Prefeitura da cidade em retirar o feriado municipal, deixando apenas o feriado religioso, o atual prefeito, Marcelo Fradique procurou conversar com o pároco Pe. Emílio César dando a seguinte explicação: “ O TCM, Tribunal de Contas dos Municípios, marcou uma visita a cidade de Guaiúba, para a segunda feira, data em que deveria haver o tradicional feriado por conta da Festa do Santo Cruzeiro, e que esse procedimento era feito através de sorteio, sendo assim, disse o prefeito ao Pe. Emílio César ( fato relatado pelo próprio padre na praça ), que haveria expediente apenas nas Secretarias e seria internamente por conta da visita do TCM. As escolas, então, seriam liberadas para feriarem religiosamente.

Ainda, segundo o prefeito Marcelo, houve uma falha de comunicação entre a Prefeitura e a paróquia; Pergunto eu, não seria uma falha entre a Prefeitura para com a cidade, uma vez que a população não foi comunicada da decisão por parte da Prefeitura em cancelar o feriado, uma coisa que já vinha acontecendo há 78 anos?

Bom, o remendo foi feito e a população agradece. Esperamos que no próximo ano, essa falta de “comunicação” não se repita para que se mantenha a tradição religiosa e social, afinal de contas, uma Prefeitura é o espelho do povo de uma cidade. O TCM não deve ter o poder de interferir nos costumes religiosos e sociais de um Município, pelo que me parece, a função do Tribunal de Contas é única e exclusivamente a prestação de contas com os Municípios, coisa que não diz respeito a população e muito menos a religião.