quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Incêndio Destrói Estoque de borracha da IBG – Indústria de Borracha Guaiúba


Um incêndio de proporções bastante significativas destruiu na tarde desta quinta-feira, grande parte do pátio interno da Indústria de Borracha Guaiúba - IBG, na cidade de Guaiúba a 26 KM de Fortaleza, na CE-60. Não se sabe a causa de como começou o fogo. Os empregados que fazem a segurança do prédio, perceberam uma fumaça preta na parte de traz dos galpões e correram para verificar descobrindo assim que se tratava de um foco de incêndio. Como o material é bastante inflamável, não puderam debelar as chamas com os extintores existentes no local. O Major do Corpo de Bombeiros Márcio Mendonça que mora em Guaiúba, foi chamado ao local para auxiliar os seguranças enquanto o mesmo acionava o Corpo de Bombeiro do Estado do Ceará, que se encontrava em Messejana na grande Fortaleza. Curiosos se aglomeravam ao redor da fábrica afim de buscarem resposta para o que estava acontecendo. Por várias vezes a viatura do Ronda teve que comparecer ao local para dispersar meninos que faziam bagunça no portão da fábrica. Após a chegado dos Bombeiros, o fogo foi controlado e impedido de se alastrar para residências que se encontram ao lado da fábrica. Durante toda a tarde, os Bombeiros permaneceram no local fazendo o trabalho de rescaldo.

Juscelino Maciel, para os Observadores

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

ICID - Segunda Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas

Preparatórias da ICID geraram mais de 90 propostas em favor do Semiárido


As reuniões preparatórias à Segunda Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID 2010), realizadas nos últimos três meses, em cinco cidades do Nordeste, geraram um documento cuja síntese foi apresentada na tarde desta segunda-feira, 14, dentro da ICID Nordeste, em Recife (PE).

A exposição foi feita pelo diretor do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE), professor Francisco de Assis Melo, que ressaltou a participação de mais de 600 pessoas nos eventos estaduais, membros de associações de produtores, organizações não-governamentais, professores, estudantes, pesquisadores, além de representantes da sociedade civil.

“Tive uma grata surpresa da conscientização e da sensibilidade de todos os envolvidos, em discutir esse tema tão importante” – destacou Melo.

Os encontros preparatórios aconteceram em Mossoró (RN), Feira de Santana (BA), Picos (PI), Sousa (PB) e Juazeiro do Norte (CE), por meio de patrocínio do CETREDE e do Banco do Nordeste, com a participação das universidades locais. Até o final de junho, ainda será realizado um encontro preparatório no município de Tauá (CE).

Clima e desenvolvimento sustentável, Governança e desenvolvimento sustentável e Processos de políticas públicas são as linhas temáticas do documento, que possui mais de 90 sugestões. Dentre as principais, estão:

Redefinição dos modelos de produção atuais por sistemas de produção sustentáveis; articulação de instituições de ensino e pesquisa para o uso de materiais alternativos, visando à redução de impactos ambientais, geração de emprego e renda por meio da atração de empreendimentos comerciais e industriais sustentáveis; incentivo a programas integrados para o desenvolvimento da agricultura familiar sustentável em regiões semiáridas; aproveitamento das potencialidades energéticas peculiares da região; criação de políticas de combate ao desmatamento, preservação da vegetação nativa do Semiárido; criação de políticas para regular o destino do lixo tecnológico; criação de uma política nacional de educação ambiental, o que foi consenso em todos os estados.

O documento contendo todas as propostas foi entregue ao Comitê Executivo da ICID, para apresentação no evento internacional.

                                                                                                                   Por Aline Guedes




O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) divulga o vencedor do concurso para a escolha do cartaz que divulgará a Segunda Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID 2010), a ser realizada nesse mês de agosto, em Fortaleza (CE).


Você pode acompanhar em tempo real pela internet a conferência pelo link: http://www.icid18.org/?locale=pt&m=public&a=icid_aovivo