sábado, 26 de março de 2011

Nota alerta profissionais para suspeita de dengue em casos de febre aguda

A Secretaria da Saúde do Estado divulga uma nova técnica aos profissionais de saúde que orienta sobre a assistência aos pacientes com suspeita de dengue. Com transmissão de dengue em 149 dos 184 municípios cearenses e 19 óbitos confirmados este ano, a Sesa quer alertar os profissionais sobre a importância do diagnóstico rápido. Diante de todo caso de doença febril aguda, destaca a nota técnica elaborada pela Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde, os profissionais devem pensar no diagnóstico de dengue e orientar o paciente ou familiar sobre sintomas e sinais de alarme da doença. Entre eles, dor abdominal intensa e sem parar, vômitos persistentes, fezes escuras, diminuição da urina, queda repentina da temperatura do corpo, queda das plaquetas.

A hidratação e o repouso absoluto após a consulta médica e no retorno para casa são fundamentais na recuperação do paciente, alerta a nota técnica. Em casos de criança, deve ser consumido por dia de 50 a 60 ml para cada quilo de peso, sendo 1/3 de soro oral e 2/3 de líquidos caseiros, como água, suco de frutas naturais, chás, água de coco. Refrigerantes devem ser evitados. No caso de adolescente e adulto a quantidade de líquidos é maior. Para cada quilo de peso a hidratação deve ser de 60 a 80 ml, sendo 1/3 de soro oral e 2/3 de líquidos caseiros. Além de refrigerantes, devem evitar bebidas alcoolicas.

Na nota, a Secretaria da Saúde observa que os profissionais precisam informar ao paciente ou ao familiar que a fase crítica da dengue vai do terceiro dia, quando a febre desaparece, até o quinto dia. O paciente precisa voltar, imediatamente, à unidade de saúde para atendimento caso apresente um ou mais sinais ou sintomas da doença – veja a nota na íntegra.

Colaborador - Josete Malheiros Tavares (Sec. de Saúde de Guaiúba)