sábado, 5 de dezembro de 2009

Irã diz que precisará de 20 usinas de enriquecimento de urânio



O Irã precisará de 20 usinas de enriquecimento de urânio do tamanho da que possui atualmente em Natanz (centro) para satisfazer suas futuras necessidades de energia nuclear, indicou neste sábado Ali Salehi, chefe da Organização de Energia Atômica iraniana (OEA).
Em entrevista à rede de televisão estatal em inglês Press-TV, Salehi destacou que Teerã não pensa em abandonar o Tratado de Nçao-Proliferação Nuclear (TNP).

Além disso, explicou que o Irã "precisa produzir 20.000 megawatts (de eletricidade nuclear), o que exige 20 vezes (a quantidade de urânio enriquecido em) Natanz".

A capacidade final da usina de Natanz deve ser de 30 toneladas de urânio enriquecido por ano, o suficiente para alimentar uma central nuclear, disse Salehi.

O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, anunciou esta semana sua decisão de construir dez novas usinas de enriquecimento de urânio, em resposta à condenação da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) contra a política da República Islâmica, o que pode abrir o caminho para novas sanções da ONU.



fonte: ULTIMO SEGUNDO