sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Brasil: População refém da política

O discurso atual dos políticos brasileiros, é a falta de empregos, educação e saúde, porém, existem certos entraves políticos e judiciais que impedem o avanço dessas políticas. Guaiúba, cidade situada na zona metropolitana de Fortaleza, a 26 KM na CE-060, é um dos muitos municípios brasileiros onde a população tem de conviver com esperanças e promessas que só aparecem nas vésperas de eleições. Enquanto se brada pelos palanques da vida por todo Território Nacional, que a população precisa de empregos, em Guaiúba, isso parece não ter muita importância, mesmo porque quem quer que passe pela CE-060, vai encontrar as belíssimas instalações de uma grande indústria, a IBG - Indústria de Borracha Guaiúba Ltda., pronta, e instalada esperando para dar 300 empregos diretos para os guaiubenses, mas, por entraves judiciais e falta de interesse da política local, Esse complexo industrial se encontra a mais de (1) um ano com suas portas fechadas e sem o empenho da Prefeitura em sua reativação. Fica aqui uma sugestão e a população independente de qualquer e eu digo aqui, de qualquer partido político, agradece se o ex-prefeito de Guaiúba, Dr. Antônio Carlos Tôrres Fradique Acioly, que é um respeitável membro do Ministério Público, intercedesse em favor da população, afinal de contas, são 300 famílias que poderiam nesse momento estarem se beneficiando dos empregos oferecidos pela IBG - Indústra de Borracha Guaiúba Ltda. Vale a pena ressaltar que se há algum impasse entre a administração local e a reabertura da fábrica, a população não deve ser penalizada com isso. Empregos existem, cabe as pessoas que gerenciam a cidade distribuí-los ao povo. O Dr. Antônio Carlos tem uma frase que costuma usar nas suas manifestações públicas, que é mais ou menos assim: " Eu amo essa cidade, gosto do povo daqui e não vou abandonar vocês  nunca!" e o povo já sinalizou por diversas vezes, uma recíproca a esse amor.
No momento, não é preciso prometer a vinda de outras indústrias, pelo menos, imediatamente, uma vez que já existe uma pronta para funcionar, dependendo apenas de boa vontade política. 300 famílias empregadas, pode não parecer muito, mas num lugar como Guaiúba, onde a população usa a cidade reralmente como dormitório, afora as pessoas locadas na Prefeitura da Cidade, faz muita diferença.

Estamos preparando uma reportagem com vídeo e imagens das instalações da fábrica, como: linha de produção; auditório para conferências e cursos; escritórios etc., que será publicado logo que fique pronta a matéria.

Nota: Os Observadores reservam o espaço para a atual administração Municipal se manifestar. 

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

TRE-CE proíbe Marcos Cals de usar imagens de doentes em propaganda

O TRE-CE (Tribunal Regional Eleitoral do Ceará) proibiu nesse sábado a coligação do candidato do PSDB ao governo do Ceará, Marcos Cals, de exibir imagens de pacientes e doentes em hospitais na propaganda eleitoral na televisão.

A liminar atendeu a representação movida pelo MPE (Ministério Público Eleitoral). A ação alega que a veiculação das imagens foi feita sem prévia autorização das pessoas envolvidas.

De acordo com o procurador eleitoral auxiliar Márcio Andrade Torres, "não se podia deduzir da propaganda que as pessoas anuíram ter suas imagens publicadas, no estado de sofrimento e penúria em que se encontravam".

A propaganda foi veiculada em 6, 7 e 8 de setembro. Segundo a decisão do TRE, se a determinação for descumprida, a chapa de Cals estará sujeito a multa de R$ 2.000 a cada nova exibição do material.


Redator: Rodolfo Albiero