sábado, 23 de agosto de 2008

POLÍTICA E DESESPERO!

O STE parece não se preocupar com o eleitor. Nessa empreitada política, os candidatos usam de todos os artifícios para ludibriarem os eleitores. O STE deveria gerenciar ao invés de complicar mais e mais a cabeça dos brasileiros que na maioria das vezes nem sabem votar. Nós temos um número muito grande de analfabetos que votam baseados em uma lei que deveria impor o conhecimento dos eleitores na hora de votar, mas não é de se estranhar, uma vez que o STE permite que um candidato seja analfabeto, não podemos exigir que o eleitor tenha que pelo menos saber ler o mínimo para poder escolher por vontade própria o seu candidato. O Brasil inteiro sofre com as campanhas absurdos e apelativas por parte dos que estão na oposição. Deveria haver um bom senso do Supremo Tribunal Eleitoral, para não nos expor a tanta baboseira e coisas que sabemos não ser a verdade. Os candidatos falam o que querem e ferem assim o nosso direito de querer ou não ouvir o que eles tem pessoalmente uns contra os outros. Na cidade de Guaiúba, a 36 Km de Fortaleza, a campanha tomou um rumo que não agrada a nenhum lado dos dois partidos principais que disputam a vaga de prefeito municipal. O supremo ao permitir que candidatos com processos de prestação de contas sejam validados em suas candidaturas, deixa a população em más lençóis, tendo que acreditar muitas vezes na MÁ ou na BOA índole dos candidatos. O bom senso não funciona quando se trata de eleições. Quando alguém fala muito alto, é normal as pessoas acreditarem nas palavras que podem cortar a razão e se alojarem no lugar da verdade, é como ganhar um jogo no grito. Ora, se a maior parte da população nem sabe ler, como vai acessar a internet e ver que seu candidato é réu em um processo por desvio de verbas públicas? E como ele vai ver se o seu candidato tem ficha limpa e não responde a nenhum processo por improbidade administrativa?
Mandar um candidato que é acusado de desvio de verbas públicas para uma prefeitura, é o mesmo que mandar um PEDÓFILO cuidar de uma creche; é o mesmo que mandar uma RAPOSA vigiar o galinheiro; é o mesmo que deixar em liberdade um PISTOLEIRO preso em flagrante delito e devolver-lhe a arma. Nosso país está realmente um caos em matéria de política de administração pública. O presidente Lula que é um homem íntegro até agora, deveria ter a dignidade de não participar e nem permitir sua imagem vinculada a candidatos que todos sabem serem opróbrios para um cargo público. O STE deveria permitir a candidatura “desses” homens e mulheres que querem concorrer ou melhor, voltar ao poder e que estão com processos na justiça, mas de uma maneira diferente: “que na chapa e em todas as propagandas, em todos os cartazes, e nos comícios, fosse escrito e falado pelo próprio candidato que este estaria respondendo a processo por improbidade administrativa e o motivo do processo, ai sim, a população poderia por livre arbítrio, escolher o seu candidato independente de alguém o está acusando ou não. Outra coisa que deveria ser feito, é que em cada cidade onde um candidato nessa situação estivesse pleiteando um cargo público, fosse vinculado a propaganda pelo STE, o processo e mo motivo do mesmo.
Os eleitores de cidades de interior como Guaiúba, cidade que fica ao pé da serra da Aratanha, a 36 Km de Fortaleza, experimentam nessa eleição de 2008, o gosto amargo da disputa política. De um lado, a Situação que promete continuar o trabalho feito pelas duas administrações passadas, onde a arte, a educação, a cultura, o urbanismo, a industrialização, o transporte e a saúde, são temas permanentes nos discursos. Do outro lado, a oposição tenta desmentir os relatos de improbidade administrativa, fazendo ecoar pelos quatro cantos da cidade, músicas e cópias de documentos tirados da internet, tentando provar que o candidato da oposição pode ser candidato, mas esquecem de esclarecer para a população que mesmo sendo candidato, o mesmo responde a processo no TCM por desvio de verbas públicas, é ai que peca o STE, pois ao divulgar na internet que o candidato está apto para concorrer a um cargo público, deveria deixar bem claro que o mesmo tem processos e pode ser condenado por isso. A população deve ter o direito de saber que o seu candidato é honesto ou é desonesto, ficando assim em suas mãos decidir. É obrigação do STE informar o povo e não divulgar todos os dias na mídia notícias tipo: QUEM RESPONDE A PROCESSOS PODE SER CANDIDATO; ou QUEM RESPONDE A PROCESSOS PODE SER CANDIDATO DESDE QUE ESSE PROCESSO AINDA CAIBA RECURSO. Isso é bem a cara do Brasil, eu nunca vi um deputado, um juiz, um senador, um legislador, enfim, criar uma lei que possa cair-lhe sobre os ombros um dia. Assim, a população que não tem direito nem de opinar, vai aceitando e dando um nó na cabeça cada dia que passa.
A campanha política em Guaiúba, é um caso bem típico desses. É cômico os discursos de certos candidatos, pra não dizer patético. O povo está entregue ao nível de cada candidato. Não se tem sossego nem para se assistir a um jornal, uma novela, estudar ou ler um livro e até mesmo assistir a uma Missa, pois o desrespeito é tamanho que eles passam em frenta a Igreja com o som dos carros de propaganda ligados. O barulho é ensurdecedor e os carros da oposição parecem uns verdadeiros trios elétricos circulando nas ruas estreitas e pequenas de nossa cidade. A justiça eleitoral deveria proibir esse tipo de abuso, pois o povo não é obrigado a passar o dia e até altas horas da noite, ouvindo relatos pessoais e desafetos entre candidatos.
Tem um candidato que resolveu mudar a estratégia da campanha; uma vez que não tem público para seus comícios, desfila agora carros de som potentes com um discurso atacando a administração anterior e o candidato de situação, dizendo que é mentira o que a imprensa fala a seu respeito, que o presidente Lula e Deus estão do seu lado, não é falado em nenhuma propaganda política da oposição, que só se preocupa em divulgar o que foi feito e o que pretende fazer, nada sobre o assunto da improbidade administrativa do candidato da oposição, que agora usa a religião para reforçar a sua campanha afirmando que “Deus” está com ele e que é mentira o que dizem sobre o mesmo.
Outro candidato promete trazer uma maternidade pra cidade, sem ter o conhecimento de que a mesma já está sendo construída; um matadouro público, não levando em conta a segurança sanitária, pois, o mesmo deveria explicar como e onde seriam depositados os detritos e dejetos resultantes do abate de animais em uma área urbana, ou pelo menos explicar onde seria o local apropriado para localização do matadouro.
Outro promete Chafarizes públicos, achando assim que a cidade vive no início do século passado e esquecendo-se de que hoje é muito mais fácil e viável, levar uma rede de água até essas comunidades.
Outro até promete que a cidade vai continuar crescendo, admitindo assim, que a administração passada fez um bom trabalho e que merece ser continuado.
Nossa equipe já procurou a todos os comitês para fornecerem a agenda política dos seus candidatos, apenas o comitê do PSDB, forneceu agendo. Os outros candidatos e ou comitês, não informaram nada da agenda de seus candidatos, demonstrando um desrespeito a imprensa e a população que precisa ser informada da programação dos candidatos da sua cidade.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Tirando de letra, ôps! acrescentando letra.

Mas que linguazinha complicada essa nossa, heim! me explique se existe uma palavrinha mais chata para se escrever e muito pior ainda para se pronunciar do que "PERSPICAZ" E o Deputado Aldo Rabelo tem um projeto aprovado e já no senado Federal para a apreciação dos intelectos senadores. O projeto visa regulamentar o uso de palavras estrangeiras em nossa mãe pátria, "aportuguesando" as bichinhas tipo: "PIZZA, ORKUT, OK, INTERNET, SOFTWARE, e por ai vai. Eu pergunto: o que vamos fazer com essa tal palavrinha "PERSPICAZ"? sim, porquê eu ainda não vi nada mais complicado na língua portuguesa. Ah, mais uma sugestão, Senhor Deputado das letrinhas, Vamos resolver primeiro os problemas da saúde pública, violência pública, educação de qualidade nas escolas públicas, ai então, o senhor pode brincar de palavras cruzadas zombando de intelectuais competentes para decidir sobre essa questão do "APORTUGUESAMENTO" das palavrinhas que não prejudicam ninguém.