domingo, 11 de abril de 2010

Guaiúba, berço das artes

Guaiúba, uma das cidades que circundam a grande Fortaleza e que faz parte do início do Maciço de Baturité, ficou conhecida como o berço das artes pela construção do CEARC, Centro de Arte e Cultura, uma construção belíssima feita na administração do prefeito Antônio Carlos Torres Fradique Aciolly, atualmente amarga o desconforto de não ter o mesmo desempenho que vinha tendo com sua cultura urbana. A cidade conhecida como "Berço de Artistas", vive dias em que se visita o CEARC, e não se vê nenhum movimento cultural como se via nos tempos passados próximos, quando os espaços eram preenchidos por alunos fazendo aulas de canto, violão, acordeon, flautas e outros tipos de instrumentos musicais além de um grande empenho na área teatral. Hoje o que se vê no CEARC, é um grande vazio, um silêncio mórbido onde o som dos instrumentos diversos acalentavam a alma de quem por ali passava apenas para ver e comprovar o que se falava daquele lugar lindo e cheio de cultura. Muitas pessoas vinham de outras partes do Brasil apenas para conhecer e levar de volta o que viam por ali, cultura, música, teatro... pessoas circulando e respirando arte.

Hoje, existe um novo espaço, humilde, simples mas com muitos talentos que antes faziam parte do CEARC e que agora brotam do "PROJETO PIVETE" fundado pelo Maestro Márcio Mendonça, Major e maestro do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará. 
O Maestro Márcio Mendonça, (foto) fazia parte desse belíssimo empreendimento cultural que é o CEARC, como maestro, onde fundou a BIG BAND, uma banda com músicos locais de alta qualidade e de um excepcional talento, resta lembrar que a BIG BAND, hoje, faz parte do PROJETO PIVETE e não mais da Prefeitura Municipal de Guaiúba. Com a nova a administração, parece que a visão do atual prefeito não foi muito além como fora a do ex prefeito Antônio Carlos,  um homem visionário e que é capaz de enxergar oportunidades e progresso nas coisas mais simples ao seu redor. Depois que o Maestro deixou o CEARC, a música que é a mais graduada fonte de cultura de Guaiúba, ficou abalada, os músicos se afastaram dos seus objetivos e, apesar dos freqüentes apelos da secretaria de Cultura  convocando os jovens para cursos e escolas de arte, parece não ter efeito. Enquanto isso, no PROJETO PIVETE, as coisas parecem florescerem naturalmente, as escolas de músicas funcionam, os instrumentos estão a disposição dos alunos sem nenhuma burocracia e isso tudo foi construído sem nenhuma ajuda financeira de nenhum órgão público, o Maestro Márcio Mendonça fundou com recursos próprios e sem incentivos governamentais o PROJETO PIVETE, hoje, o Centro Cultural de Guaiúba que recebe jovens que desejam sair da ociosidade. O PROJETO PIVETE, precisa de apoio governamental ou de empresas particulares para se expandir e se tornar o maior investimento cultural do Município, a menos que a prefeitura faça uma parceria com essa entidade afim de juntar e unificar as culturas que atualmente se dividem politicamente sendo vítima e ficando refém da alienação da administração municipal que deveria governar para 100% da população e não apenas para o percentual político que a elegeu. 
( Juscelino Maciel )