quarta-feira, 28 de abril de 2010

GUAIÚBA: Guerra entre a Saúde e a Administração

A Prefeitura Municipal de Guaiúba, vem tentando implementar desde o início do mandato do Prefeito Marcelo Fradique, um programa social mais digno, mais humano para atender a população mais pobre, porém, como em todos os setores da sociedade, é difícil administrar quando os órgãos dos quais a população mais carece, são exatamente aqueles que mais se omitem em um bom atendimento. Os postos de saúde da cidade, estão dentro de um padrão físico que atende perfeitamente as normas da Secretaria de Saúde do Estado, mas o atendimento em alguns desses postos, deixa muito a desejar e não atendem aos padrões exigidos dentro da constituição e da dignidade do cidadão. Eu estive nessa Quarta-feira, 28 de Abril de 2010, no posto de Saúde do Alto Santo Antônio e apesar de ser apenas 10:55 Hs mais ou menos, todos os funcionários já estavam almoçando e não havia ninguém no atendimento para dar informação sobre o horário de atendimento. Recomendo ao Secretário de Saúde do Município de Guaiúba, que visite de vez em quando os postos de saúde para ver se estão funcionando como deveriam, se os horários estão sendo cumpridos e se os médicos estão comparecendo e atendendo da maneira adequada que agrade a condição física do Município e não as suas próprias conviniências. Por que todos os funcionários almoçam no mesmo horário? não deveria haver um sistema de revezamento para que o atendimento pelo menos do posto não parasse? não seria essa uma forma de agilizar o atendimento e desafogar mais os corredores da nossa Saúde? 
O Hospital Dom Aloísio Loscheider, em Guaiúba, está com sua forma física mais moderna, com salas climatizadas, com uma recepção muito boa, mas ainda existem certos profissionais que atendem aos que ali procuram em busca de um conforto e esperança, de maneira truculenta, com a cara amarrada... devemos imaginar que quem procura o Hospital, está precisando de apoio, de um sorriso e não faz nada bem ser atendido por alguém com a cara amarrada como se estivesse ali, trabalhando forçado. 
Na madrugada do dia 08 de Abril de 2010, precisei de uma ambulância para levar meu filho de 5 meses ao hospital, pois, precisava ser atendido por médicos do HC - Hospital das Clínicas, Walter Cantídio, sendo o mesmo portador de Hiperplasia Congênita Adrenal, não pode deixar de tomar uma medicação específica sob risco de morte, mas quando falei para o motoristas da ambulância ( Valdenir ) que precisava retornar para buscar o medicamento que havia esquecido, o mesmo respondeu que não iria de maneira alguma mais para lugar nenhum pois, estava cansado, e, fechando a porta do alojamento foi dormir como se nada estivesse acontecendo. Deve-se verificar se esse motorista é concursado ou está locado ali apenas por conveniência política. Vamos investigar. Que fique atento o Sr. Secretário de Saúde do Município de Guaiúba para que coisas dessa natureza não voltem a ocorrer, manchando assim, a administração do Prefeito Marcelo Fradique que vem tentando melhorar a saúde em todos os aspectos.

Nenhum comentário: